Por onde Andei – Jodphur e Jaisalmer

Mais um feriado na India e desta vez aproveitamos para fazer Jodphur e Jaisalmer. Ambas no estado do Rajasthan, já mencionado anteriormente pela visita que fiz a sua capital Jaipur (pink city). O Objetivo era realizar o famoso safari de camelos no deserto do Thar e para isso teríamos que chegar a Jaisalmer que e a cidade mais próxima do deserto. Aproveitando os dias de folga resolvemos fazer uma breve visita a Jodphur que na cumplicidade com Jaipur leva o nome de “blue city” por ter essa cor como símbolo oficial da cidade, mas que no oposto do que vimos em Jaipur onde somente o mercado tem a cor rosa, Jodphur é toda azul, até temos a impressão que as pessoas também são um pouco azuladas.

                            

Jodphur localiza-se há 17 horas de Chandigarh, em uma viagem de trem. A cidade é realmente muito bonita e também possui um grande mercado. Os principais pontos de visita são a “Tower Clock”, “White Temple” e o imponente “Jod Fort” com milhares de metros de altura. Mas, a grande pedida da cidade é assistir o por do sol no topo das torres do forte com a vista azulada da cidade que aos poucos vai se tornando mais escura até a negritude dominar o horizonte.

Mais quatro horas em direção ao oeste no Rajasthan chegamos a Jaisalmer, quase na fronteira com o Pakisthan. Uma típica cidade do deserto com casas cor de areia, pessoas cobertas com panos da cabeça aos pés, um mercado onde tudo é feito com coro de camelo e a temperatura elevada a incontáveis graus célsius. Sobre esse último fator, quando vemos em filmes, onde a temática aborda áreas desérticas, pessoas com miragens sobre oásis ou simples geladeiras, pode acreditar que não é exagero e sim, a mais pura verdade.

Com uma temperatura escaldante de 45º graus célsius e uma sensação térmica que em minha opinião ultrapassava a que se tem no inferno, tínhamos delírios com geladeiras da Coca-Cola em todos os momentos. E quando a encontrávamos, tínhamos a sensação que esgotaríamos todo nosso dinheiro em refrigerantes e águas naquele momento. Finalmente encontrei o sentido da expressão “se sentir a última Coca-Cola do deserto”. Lembrando que ainda estou na cidade a não no deserto. Sobre a cidade, encontramos um típico forte que apresenta uma peculiaridade interessante, famílias usam esse ponto turístico da cidade como moradia, aliás, quase toda a população da cidade. A grande dica que eu tenho sobre cidade é aproveitar a hospitalidade dos moradores e jogar cricket entre as vielas do forte, que além de lhe proporcionar uma sensação incrível ainda lhe dará fotos fantásticas.

Uma pequena curiosidade sobre o cricket. Ao contrario do Brasil e pode-se dizer do resto do mundo, o cricket é o verdadeiro galã na India. Esse esperto que pode se arrastar por infinitas horas para se concluir uma partida leva milhares de indianos a loucura e seus jogadores são os garotos propagandas de todos os grande anúncios publicitárias.

O safari de camelos no deserto do Thar é outra experiência que entra na minha lista de grandes momentos. Para falar a verdade, o famoso deserto do Thar não chega ser um verdadeiro infinito de areia sem nada a vista ao longo do horizonte, seria mais algo que se assemelha a caatinga do nordeste com menos árvores e mais areia. Mas o passeio de camelos é fantástico, realmente um animal muito interessante, que além do fato de usar suas covas para estocar seus nutrientes, ele pode mudar o ritmo de sua caminhada com apenas uma palavra de seu dono. É incrível eles serem treinados para que qualquer situação de risco ou mesmo causar uma adrenalina nos utilizadores do passeio, basta só uma palavra e os mesmos saem em disparada em uma velocidade que chega a ser maior do que qualquer cavalo de corrida. A noite no deserto é extraordinária, principalmente se for de lua cheia e seu grupo resolver fazer aquela roda onde compartilhamos histórias e vivências (dica: conto de terror é uma bobagem para quem tem relatos e experiências de vida). No deserto, a visita aos vilarejos pelo caminho são uma boa para se vê a verdadeira vida de beduínos, porém leve canetas e cadernos pois é isso que as crianças vão pedir para você, talvez pelo fato de ser uma das únicas palavras que sabem expressar em inglês. De qual quer forma é um pedido inegável de se realizar pois está ligado aos estudos. No mais, curta seu tempo por lá e beba muita água que o calor é insuportável.

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑